TODAS AS INFORMAÇÕES (MATÉRIAS, DATAS DE CIRCUITOS) SÃO SELECIONADAS DE SITES ESPECIALIZADOS EM CORRIDAS. OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!! NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR E SER UM SEGUIDOR DO BLOG, VOCÊ PODERÁ FAZER ISSO DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA DO BLOG ONDE ESTÁ ESCRITO " SEGUIR".

domingo, 10 de abril de 2011

A inimiga do joelho


Tendinite patelar pode comprometer toda a articulação do joelho se não for diagnosticada a tempo


Se você sente dor na região anterior do joelho logo após terminar de treinar, tome cuidado (mesmo que o incômodo desapareça com o repouso): essa dorzinha é um dos sintomas da tendinite patelar. Nos casos mais graves, as dores surgem no início da atividade física, somem após a continuação do exercício e retornam no repouso.

“Essa tendinite é uma inflamação do tendão patelar, o que causa a dor na região anterior do joelho, no polo inferior da patela. É agravada pelo esforço físico e pode ser acompanhada de edema”, explica Carlos Marcelo Pastre, fisioterapeuta do esporte da Unesp (Universidade Estadual Paulista). O corredor que apresenta esse problema pode desenvolver um ciclo de dor e espasmos musculares, o que leva à perda de força, podendo chegar até a incapacidade de mobilidade articular.

Ricardo Cury, ortopedista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho, afirma que a dor é um reflexo da degeneração das fibras colágenas que formam o tendão patelar e que esse tipo de tendinite é comum. “O tendão patelar é muito usado durante a corrida”, explica o médico. “Na verdade, o simples caminhar já exige esforço do tendão.” Entre as principais causas dessa inflamação, Cury aponta o excesso de atividade física, falta de aquecimento, desequilíbrio muscular, fatores genéticos, como pés planos e joelhos desalinhados, além da prática da corrida em superfícies muito endurecidas como, por exemplo, no asfalto. “Correr na grama é mais saudável, pois há menos impacto e menos carga no tendão”, diz ele.

Porém, com uma musculatura bem preparada, é possível minimizar o risco do aparecimento desse tipo de lesão. Rodrigo Contó Ferreira, diretor técnico da Good Running Assessoria Esportiva, indica um trabalho de fortalecimento muscular para tratar e prevenir a tendinite patelar. “Fazer de duas a três vezes por semana exercícios que ativem os músculos de sustentação do joelho como os quadríceps, os isquiotibiais, adutores e abdutores. ao praticar essa série, a pessoa estará trabalhando as partes anterior, posterior, interna e externa da coxa.” Exercícios para a panturrilha também são importantes para combater a tendinite.

Na maioria dos casos, o problema é resolvido por meio da reeducação da atividade física e de fisioterapia, que acaba funcionando como medida analgésica. A utilização de anti-inflamatórios também pode ser feita, mas a tendinite só se torna cirúrgica quando ocorre a ruptura do tendão. O melhor tratamento para a lesão, na opinião do fisioterapeuta e acupunturista Wilson Neto, está no fortalecimento dos quadríceps, responsáveis por não sobrecarregar o tendão. “Podemos esenvolver esse músculo fazendo pilates, agachamento, musculação e ainda aulas de yoga, que fortalece e ao mesmo tempo alonga o corpo todo”, aconselha.

*Por Natália Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário