TODAS AS INFORMAÇÕES (MATÉRIAS, DATAS DE CIRCUITOS) SÃO SELECIONADAS DE SITES ESPECIALIZADOS EM CORRIDAS. OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!! NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR E SER UM SEGUIDOR DO BLOG, VOCÊ PODERÁ FAZER ISSO DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA DO BLOG ONDE ESTÁ ESCRITO " SEGUIR".

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Dicas nutricionais de ouro para atletas iniciantes

Atleta de primeira viagem? Confira dicas nutricionais de ouro para garantir a qualidade de vida e o bom desempenho no esporte escolhido
3/5/2011 09:08  | Por Amanda Miranda e Beatriz Vilela         spacenutri@gmail.com  
 
O atleta iniciante deve se preocupar em garantir uma alimentação saudável e balanceada, com o acompanhamento de um nutricionista, que irá adequar as necessidades energéticas individuais, de acordo com cada modalidade esportiva, tendo como objetivo um bom desempenho do atleta.
Dicas para alimentação saudável:
- Durante o dia deve-se ingerir líquidos, principalmente a água para manter-se hidratado. Nos treinos, ingerir água ou bebida isotônica para repor as perdas durante a atividade.
- Fazer 3 refeições principais, o café da manhã, o almoço e o jantar, e pelo menos 3 lanches entre as refeições, com intervalo máximo de 3 horas entre eles.
- Em cada refeição, escolha alimentos dos diferentes grupos alimentares: carboidratos ricos em fibras (batata, mandioca, milho, pães, massas, arroz e biscoitos integrais, farelos de aveia, trigo e soja etc.), proteínas (carnes, ovos, leite e derivados desnatados), vitaminas e minerais (hortaliças, verduras e frutas), e água;
- Nunca deixe de fazer as principais refeições. Comece o dia com um café da manhã completo e diversificado, com pães, cereais, leite, iogurtes, sanduíche natural e frutas;
- Faça um pequeno lanche no meio da manhã (entre café da manhã e almoço) e no meio da tarde (entre almoço e jantar) incluindo alimentos como frutas secas, oleaginosas (castanha de caju, do Pará, nozes, amendoim, soja torrada) sanduíche natural, frutas, suco de frutas, iogurte, barra de cereais, vitamina, etc.
- No almoço e no jantar faça uma refeição equilibrada incluindo o arroz integral e feijão, massas com molho de tomate, evitar molho branco e queijos gordurosos, carnes magras, peixe ou frango assados ou grelhados, vegetais crus, legumes cozidos variados, frutas ou sucos naturais.
- No jantar realizar uma refeição semelhante ao almoço, mas em menores quantidades. Evite jantar próximo ao horário de dormir.
- Inclua alimentos antioxidantes, pois previnem a ação dos radicais livres produzidos pela intensa prática do esporte. Exemplos: azeite de oliva, óleo de canola, de soja, girassol, abacate, açaí, frutas cítricas, como laranja, limão, morango, kiwi, abacaxi, tangerina, oleaginosas, suco de uva integral, chocolate meio amargo (50 a 80% de cacau).

Nenhum comentário:

Postar um comentário