TODAS AS INFORMAÇÕES (MATÉRIAS, DATAS DE CIRCUITOS) SÃO SELECIONADAS DE SITES ESPECIALIZADOS EM CORRIDAS. OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!! NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR E SER UM SEGUIDOR DO BLOG, VOCÊ PODERÁ FAZER ISSO DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA DO BLOG ONDE ESTÁ ESCRITO " SEGUIR".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Correr é sinônimo de saúde


Por
Yara Simões


A corrida pode prevenir doenças
A corrida pode prevenir doenças
 
Nos últimos anos a corrida de rua cresce no Brasil. Nunca se falou tanto no assunto como hoje e a quantidade de adeptos aumenta progressivamente, afinal, correr traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental, além de ser um esporte que não exige um alto investimento financeiro.

Um dos principais motivos pelo qual a maioria das pessoas começa a correr é a busca de uma melhor qualidade de vida. “Correr previne diversas doenças, como a hipertensão, o diabete e a depressão”, explica a professora de educação física, treinadora e conselheira da Associação dos Treinadores dos Corredores (ATC), Martha Maria Dallari. Isso só vem a reforçar o que você já deve ter ouvido falar: correr é saúde.


É claro que todos os esportes, quando praticados de forma correta, só trazem benefícios. Porém, como quem corre não precisa se preocupar com equipe, hora e local definido, a prática fica mais acessível. O mais difícil pode ser começar. Mas depois, como dizem muitos adeptos da modalidade, a corrida se torna um vício.


Outro ponto interessante da corrida é que os praticantes dessa modalidade têm menos preocupações com resultados em relação à maioria dos esportes. “O atleta amador que completa uma maratona em seis horas estará tão satisfeito quanto o profissional que o fez em menos de duas”, diz Martha. Isso significa que o prazer de correr é muito maior que a busca por resultados. 

Como começar


Se você é uma daquelas pessoas que tem vontade de correr, mas acha que terá de investir muito para isso, está enganado. Na corrida de rua há a grande vantagem de que antes de qualquer investimento, você pode provar e ver se gosta. Aí sim, começar investir aos poucos na modalidade com a aquisição de equipamentos, inscrições nas provas entre outros.

A única recomendação obrigatória antes do início da prática do esporte é uma avaliação física. “A avaliação é muito importante para quem quer correr com qualidade e evitar lesões”, recomenda a professora. Mas atenção, a avaliação deve ser feita independente se a pessoa corre ou não com um profissional.

Veja algumas dicas para os incitantes não fazerem feio durante a corrida:



  • Respeite seu limite. A evolução exige paciência e dedicação;



  • Escolha roupas leves e um tênis com bom amortecimento para evitar lesões;



  • Alongue sempre, de preferência antes e depois dos treinos;



  • Faça uma avaliação médica com profissionais sérios;



  • Beba muita água e coma alimentos leves e saudáveis;



  • Escolha lugares de fácil acesso, perto de casa ou do trabalho, assim não há desculpas para não treinar.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário