TODAS AS INFORMAÇÕES (MATÉRIAS, DATAS DE CIRCUITOS) SÃO SELECIONADAS DE SITES ESPECIALIZADOS EM CORRIDAS. OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!! NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR E SER UM SEGUIDOR DO BLOG, VOCÊ PODERÁ FAZER ISSO DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA DO BLOG ONDE ESTÁ ESCRITO " SEGUIR".

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A importância de um bom aquecimento

A importância de um bom aquecimento


Por
Wanderlei de Oliveira e Fernanda Paradizo


Inicie seu aquecimento com um trote bem lento para adaptar seu organismo
Inicie seu aquecimento com um trote bem lento para adaptar seu organismo
Foto: Harry Thomas Jr Arquivo WebRun
1 
Quando uma pessoa inicia um exercício físico, o organismo sofre transformações no funcionamento para adaptar os órgãos a essa mudança. Coração, pulmões, músculos e circulação passam por modificações que, dependendo dos antecedentes e hábitos, resultarão em maior ou menor eficácia na produção de energia. Essa fase inicial é de fundamental importância para qualquer tipo de atividade física.

Para que ocorra uma perfeita adaptação ao exercício, é recomendável que o início da atividade seja lento e suave. Movimentos bruscos e rápidos são contra-indicados nessa fase de ajustes. O aquecimento prepara o atleta fisiológica e até psicologicamente para um evento e pode reduzir as chances de lesão articular e muscular. O processo de aquecimento alonga os músculos e, portanto, permite alcançar um maior comprimento quando uma força é aplicada.

Fazem parte desse aquecimento exercícios de alongamento, trotes leves e suaves e exercícios articulares de amplitude (passadas mais largas em um percurso plano e reto). Nesse aquecimento os músculos específicos devem ser utilizados de forma a simular a corrida e a produzir toda a amplitude dos movimentos articulares.

O aquecimento deve ser gradual e suficiente para aumentar a temperatura muscular e central, sem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia. É claro que isso varia de pessoa para pessoa. Um bom aquecimento para um atleta olímpico pode levar à exaustão uma pessoa que se exercita por recreação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário