TODAS AS INFORMAÇÕES (MATÉRIAS, DATAS DE CIRCUITOS) SÃO SELECIONADAS DE SITES ESPECIALIZADOS EM CORRIDAS. OBRIGADO PELA VISITA E VOLTE SEMPRE!! NÃO DEIXE DE SE CADASTRAR E SER UM SEGUIDOR DO BLOG, VOCÊ PODERÁ FAZER ISSO DO LADO ESQUERDO DA PÁGINA DO BLOG ONDE ESTÁ ESCRITO " SEGUIR".

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Frequência Cardíaca


Todo mundo que pratica exercícios físicos, de caminhada a aulas de spinning tem que controlar e conhecer seu batimento cardíaco ideal para sua actividade física. É imprescindível! Para que o organismo consiga mobilizar gorduras e utilizá-las como fonte de energia no exercício é necessário que o seu metabolismo esteja "equilibrado", Existem 2 maneiras simples de verificar o equilíbrio metabólico durante a atividade:

- Respiração aumentada e confortável.
- Frequência cardíaca constante.
Para um controle mais preciso, é necessário que você realize uma Avaliação e Orientação Física. Aí será determinado sua Zona Alvo de Treinamento (ZAT), ou seja, uma faixa de batimentos cardíacos que você deve manter durante o exercício, para trabalhar de maneira segura e atingir seus objectivos.
A cada variação brusca de frequência cardíaca (FC), o organismo é obrigado a adaptar o consumo de energia deixando a utilização de gorduras "de lado" até que o organismo volte ao equilíbrio metabólico.
A intensidade de treinamento entre 60% a 75% da FC máxima permite um equilíbrio metabólico mais rápido e, por isso, é a mais indicada para queima de gorduras. Se você estiver bem condicionado, poderá estabilizar sua FC em intensidades mais altas e ainda assim estará usando o metabolismo de gorduras. O importante é que o metabolismo esteja estabilizado e para ter certeza disto, preste atenção à respiração: se depois de 5 a 10 minutos de actividade sua respiração estiver ofegante ou difícil, isso significa que o metabolismo não este estabilizado e você não está queimando gorduras. Aliado ao bom senso, isto quem determina é a avaliação física.
Um treinamento aeróbico eficaz para perda de gorduras e/ ou melhora do condicionamento cardiovascular é aquele realizado em períodos longos (por mais de 30 minutos) e com a respiração aumentada e confortável durante toda a actividade.
Exercícios realizados com FC acima de 85% da máxima possuem intensidade que dificilmente permitem ao organismo criar um equilíbrio metabólico: você pode constatar isto através da sua respiração que provavelmente ficará ofegante.
Actividades com mudanças bruscas de intensidade podem e devem ser realizadas contando que o objectivo do praticante seja a melhora do condicionamento anaeróbio e potência muscular. A energia gasta nestas actividades não é proveniente do metabolismo das gorduras.
ATENÇÃO: FC muito alta por longo tempo (acima de 85% da sua máxima) podem dificultar a nutrição do músculo cardíaco: o coração se nutre e é oxigenado nos intervalos entre um batimento e outro. FC muito elevadas diminuem o tempo de cada intervalo dificultando a nutrição e a oxigenação do coração. Por isso, FC acima de 200 batimentos para adultos podem até causar isquemia cardíaca (má nutrição do coração) e consequentemente até um infarto.
Fonte: Help Professor - Claudio Bolanho

Nenhum comentário:

Postar um comentário